13/07/2009

06/07/2009

Are you happy?

Você sabia que a felicidade pode ser medida? Pois é, por mais que alguns sentimentos sejam imensuráveis, um grupo independente britânico criou o Happy Planet Index (HPI) para medir a felicidade dos países.

Sabe qual é o país mais feliz do mundo?

Costa Rica!


O Brasil não ficou muito atrás na disputa. Ele está na 9ª posição, num ranking de 143 países.

Estamos bem, não é? O índice é o resultado da combinação das medidas da situação ecológica com o grau de satisfação de seus habitantes.


Obama na Rússia: Como será o tão esperado encontro?

De um lado, os EUA com Barack Obama. Do outro, a Rússia com Dmitri Medvedev. Países rivais e ideologias opostas. Será que existe, de fato, essa dicotomia?
De toda forma, o encontro entre Obama e Medvedev é tenso.

Tanto é que no seu blog o líder rusos já disparou: "É necessário reconhecer que, nos últimos anos, as relações entre os nossos dois países efetivamente degradaram-se (...) quase recuaram ao nível da guerra fria".

04/07/2009

Tenho vergonha


Um caso que revolta qualque cidadão:

Em estado grave, Manuela Costa, de 29 anos, teve sua internação recusada no hospital Miguel, no Rio de Janeiro. Grávida de nove meses, ela já estava em trabalho de parto. No entanto, o obstetra de plantão rabiscou no braço de Manuela o nome da maternidade que ela deveria procurar e a linha de ônibus que utilizaria até chegar lá.


Ela perdeu o bebê.

Efeitos de uma pandemia

Depois da gripe aviária, eis que chega a suína. México, milhares de infectados, Estados Unidos, outros milhares de infectados, mortes.
Aqui, nossos jornais imprimiam a ideia de que o vírus A(H1N1) estava longe demais para nos atingir. Mas o inverno chegou e, com ele, mais chances de se contrair a doença.
No hemisfério norte: calor. Por aqui: frio. Não demoraria para a OMS declarar pandemia da gripe. E ela o fez no dia 11 de junho.
Argentina e Chile anunciam novos casos e, infelizmente, mortes. A gripe suína não era brincadeira. Crise diplomática entre o Brasil e o Chile já que o nosso ministro da Saúde, o Temporão, foi claro: “Evite viagens, o negócio é serio”. A Bachelet não entendeu a recomendação. Para ela 7 mil casos da gripe em uma cidade como Santiago não ofereceria perigo. Enquanto isso o Rio Grande do Sul era invadido por novas transmissões. Nos aeroportos, máscaras. Nas nossas consciências, a força incalculável de uma pandemia.