28/05/2008

Muitas fotos, todas boas

World Press Photo é a maior e mais prestigiada premiação de fotografia do mundo. Neste ano, 5.019 fotógrafos de 125 países inscreveram um total de 80.536 imagens na competição. Elas foram julgadas em Amsterdã, em fevereiro. Depois da cerimônia, as 185 fotos vencedoras são reunidas em uma exposição itinerante que está atualmente em São Paulo, mais precisamente no Sesc Pompéia.

Por que vale a pena ir?

- O fotojornalismo não deve ser valorizado somente na grande imprensa. Os fotografos são realmente incríveis e fazem um trabalho extraordinário. Nesse caso, o velho clichê pode ser usado sem nenhum problema: uma imagem vale mais do que mil palavras.

- Apesar de a escolha editorial ser focada em guerras – o que de certa forma acaba chocando o visitante -, as imagens nos aproximam de uma realidade que existe e que pouco conhecemos. Há muitos bolsões de guerras no mundo, principalmente no Oriente Médio e na África.

- É por isso que é importante estar preparado para encontra fotos chocantes. Cenas que muitas vezes não vemos nas capas dos jornais foram fotografadas e causam impacto em qualquer um.

- Toda vez que vou a um Sesc me sinto muito bem. O Sesc Pompéia parece uma vila e é um ambiente extremamente agradável. É difícil encontrar um espaço bacana, que valorize a cultura e que não tenha praticamente nenhum custo ao visitante. (A exposição, por exemplo, é gratuíta).

* Não escolhi a foto vencedora para colocar aqui. Só pra constar: é de um soldado americano, exausto, no Afeganistão. Fiz uma escolha diferente e que incita uma discussão super importante. Essa foto é de um casal gay que aguarda atendimento porque um deles foi gravemente ferido. Mesmo após a Parada Gay e a susposta quebra de tabu na nossa sociedade quando o assunto é o homossexualismo, temos que lidar com esse tipo de comportamento preconceituoso. Eu me pergunto: até quando vai ser assim?

Nenhum comentário: