30/09/2008

Crise norte-americana

por Amarildo

Você já sabe em quem vai votar para vereador?

Quem estiver indeciso, acesse o site da ONG Voto Consciente, que acompanha o dia-a-dia dos vereadores no legislativo municipal. No site, há uma uma espécie de radiografia de cada um dos 52 que estão se candidatando novamente ao cargo. São avaliações objetivas como assiduidade às sessões, presença em comissões, fidelidade partidária. Assim podemos garimpar e achar os melhores candidatos.

O site é disponibilizado pela Folha:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/eleicoes/vereadores/sp-sao_paulo-43010-3.shtml

Esse é o site da ONG (que é bem bacana por sinal): http://www.votoconsciente.org.br/

29/09/2008

Imagem do dia

Geraldo Alckmin com sósia de Lula durante passeata.
Ele já se declarou o grande looser das eleições ou acha que está bancando o "engraçado" da turminha que se candidatou à Prefeitura de São Paulo?

25/09/2008

“A gente se diverte como pode”

Quem vive no trânsito, fica muito estressado e quer sair correndo no meio das filas quilômetricas de carros que se formam, eis a solução para os seus problemas. Taxistas dos Estados Unidos oferecem aos passageiros a oportunidade de se divertir com algo mais do que uma conversa: karaokê ao vivo.
São 20 mil opções de canções em inglês e 5 mil em espanhol. O resultado? Diversão garantida, é claro. E o melhor de tudo é que o passageiro não paga nenhum adicional pelo serviço.

24/09/2008

KMFDM, a banda de rock preferida dos assassinos



Grupo de rock alemão está no cardápio musical de assassinos de Columbine e dos dois massacres na Finlândia

Jotabê Medeiros, do Estado de S. Paulo e Reuters

O rock mata? A banda de rock que mais vezes teve de responder a essa afirmação é o grupo alemão KMFDM. Alguns dos piores massacres recentes em escolas, nas quais 30 pessoas perderam as vidas, tiveram como protagonistas jovens que gostavam de escutar o rock industrial do KMFDM.

Nesta segunda-feira, aconteceu de novo: o finlandês Matti Juhani Saari, de 22 anos, que invadiu a Kauhajoki School, em Ostrobothnia (na Finlândia oriental), portando uma pistola semi-automática, e matou 10 pessoas, era do fã-clube da banda. Ele morreu algumas horas depois em um hospital de Tampere. Seu perfil no IRC-Galleria (maior site de relacionamentos pessoais da Finlândia) mencionava a banda KMFDM como uma de suas favoritas.

Saari havia começado a planejar o ataque em 2002. Ele também teria mantido contato com o jovem responsável por um massacre semelhante em outra escola da Finlândia no ano passado. As conclusões foram divulgadas nesta quarta, 24, pela polícia finlandesa, juntamente com a identidade das vítimas de Saari: um professor e nove estudantes - oito mulheres e um homem.

"Encontramos um bilhete em sua casa onde se lia: ‘Sempre quis matar o maior número de pessoas possível’", disse Jari Neulaniemi, chefe da Comissão de Investigação Nacional. O policial afirmou ainda que há fortes indícios de que Saari trocou informações, provavelmente por e-mail, com Pekka-Eric Auvinen, de 18 anos, que em novembro, na mesma Finlândia, abriu fogo em uma escola e matou 8 pessoas.


Mesmo gosto musical

O gosto musical do matador de Kauhajoki é estranhamente coincidente com o de outros assassinos que comungavam das mesmas idéias insanas. A polícia foi checar na casa do garoto pirado Pekka-Eric Auvinen que deu um tiro na cabeça depois de invadir a Jokela High School, em Tuusula (norte de Helsinki) e matar as 8 pessoas e viu que ele tinha preparado um vídeo de si mesmo apontando uma pistola para a câmera. Bingo: a música de fundo era Stray Bullet, do grupo KMFDM. O assassino chamava a si mesmo de "darwinista social".

Mas não é só. O caso mais famoso entre crime desse tipo (que virou filme pelas lentes de Michael Moore), o que aconteceu na Columbine High School, no Colorado, Estados Unidos, em 1999, também caiu na cabeça dos roqueiros. O matador Eric Harris tinha em seu site várias letras do grupo KMFDM (Anarchy, Power, Son of a Gun, Stray Bullet e Waste). Descobriram depois alguns outros links - o dia do massacre coincidiu com o lançamento do álbum Adios, do KMFDM, e era também o dia do aniversário de Hitler. No atentado, 12 pessoas morreram e 23 ficaram feridas.

O líder do grupo, o guitarrista Sascha Konietzko, mais conhecido como Käpt’n K (ou Capitain K), que criou o KMFDM em Hamburgo, há 24 anos, foi um dos pioneiros em juntar o techno e a música eletrônica ao heavy metal, mas seu som não é tão incomum - há várias bandas do gênero, como Ministry, Incubus, Rammstein, Marilyn Manson e outras. Ainda assim, Konietzko teve de soltar um comunicado no dia seguinte a Columbine, tal a algazarra.

"Primeiramente, o KMFDM gostaria de expressar sua profunda e solidariedade pelos pais, famílias e amigos das crianças mortas e feridas em Littleton. Estamos enojados e abalados, como o resto da nação, com o que aconteceu no Colorado ontem. O KMFDM é uma forma de arte, não um partido político. Desde o começo, nossa música tem sido um manifesto contra a guerra, a opressão, o fascismo e a violência contra outros. Embora membros do grupo sejam alemães, como reportado pela imprensa, nenhum de nós professa qualquer crença no nazismo".

KMFDM significa, em alemão, "Kein Mehrheit Fur Die Mitleid" (em tradução livre, "sem misericórdia para as massas"). A banda, que tem Lucia Cifarelli nos vocais, não está em turnê atualmente. No ano passado, lançou o seu 15.º disco de estúdio, Tohuvabohu, palavra que deriva do hebreu e significa "sem forma e vazio".

23/09/2008

Breves

Para aqueles que são roxos

Corinthians iniciou a venda para que os torcedores comprem espaços nas camisas (foto) que serão utilizadas pelos jogadores no dia 22 de novembro, na penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Por R$ 1 mil, torcedores podem colocar fotos 3x4 na camisa do time. Você pagaria?

Estranha coincidência

Notícia retirada do portal G1:
Campanha eleitoral registra 14 candidatos assassinados no país
Pelo menos 14 candidatos já foram assassinados em cidades brasileiras durante a campanha eleitoral.


Touché!

Geraldo Alckmin travou uma briga história com Gilberto Kassab. A discussão cresceu nos últimos dias e deixou de ser formada por pequenas acusações. As farpas já está descendo o nível e ser tornando algo próximo da baixaria. A declaração de Clóvis Carvalho (pró-Kassab) de que Alckmin perdeu a compostura foi o estopim para uma luta "daquelas". Alckmin chamou Kassab de dissimulado. Touché! Kassab retrucou: “Ele está nervoso”. Touché! Tanta crítica e ataque pessoal que os dois deveriam estar fora da disputa.

22/09/2008

Investigações sobre a morte de Jean Charles começam hoje


No detalhe: "Você consegue reconhecer a diferença? Gêmeos?"

(clique na foto para ampliar)

Pitacos

Mistério resolvido?

Arqueólogos que realizaram as primeiras escavações em 40 anos em Stonehenge (foto) afirmam que o local pode ter sido centro de cura que atraía doentes na pré-história. "Foram as qualidades mágicas dessas pedras que transformaram o monumento e o tornaram um local de peregrinação para os doentes e feridos do mundo neolítico", disse nota divulgada pela equipe de arqueólogos. Será?

Houston, we have a problem

Com um pouco mais de uma semana em funcionamento, o superacelerador de partículas recém-inaugurado falhou. O motivo: vazamento de gás. A recriação do Big Bang vai ficar para 2009. Os pesquisadores, antes empolgados com a super-mega-maxi-hiper experiência, estão desapontados. Tanto, mas tanto dinheiro para o LHC e agora ele quebra. Quanto vai custar a manutenção, hein?

Velha história

O cantor George Michael foi preso no fim de semana por porte de drogas. Isso já aconteceu vááárias vezes. Ao invés de ficar na sua, se resguardar, George Michael volta com o mesmo papo: “Pisei na bola de novo, mas prometo sair dessa”.

21/09/2008

Agora ele é só

Depois de anunciar um hiato para o grupo Los Hermanos (o que causou um mal-estar generalizado aos fãs da banda), Marcelo Camelo lança seu primeiro álbum solo. “Sou” estreou no começo do mês e foi produzido pelo próprio protagonista da a história: Camelo. O disco, que começou a ser gravado em novembro de 2007, é do selo independente de Camelo, Zé Pereira.

As músicas têm a cara e estilo de Camelo. Calmas, tranqüilas e com um tom carnavalesco. E as composições só confirmam a importância de Camelo para a música popular brasileira.

Destaques para: Vida doce, Janta (com a participação de Mallu Magalhães) e Tudo passa.
A boa notícia é que 10 das 14 músicas do álbum podem ser ouvidas e baixadas gratuitamente da internet.

17/09/2008

Crise econômica internacional

Charge do Amarildo:

Chiquérrima!

A mulher do ano é Michelle Obama. Além de mostrar classe (mas muita classe), ela está na lista das dez personalidades mais bem vestidas da People.

Claro que figurinhas como Rihanna, Fergie e Sarah Jessica Parker aparecem no ranking. Mas quem realmente merece é Michelle.

16/09/2008

Curtas

Cena hi-lá-ria

Imaginem só esta situação: fim de tarde, Morro do Alemão, um caveirão (foto). A sensação é de tensão, certo? Agora vamos incrementar a cena. Fim de tarde, Morro do Alemão, um caveirão, choque e ataques – tiros e granadas - dos moradores da favela. A sensação piora, certo? Vamos ao grand finale. Fim de tarde, Morro do Alemão, um caveirão, choque e ataques da população da favela E o caveirão QUEBRA. Isso mesmo, uma granada foi arremessada embaixo do imponente carro e ele teve de ser guinchado com ajuda do Bope.

Marta no País das Maravilhas

Bonita a proposta de petista de instalar internet sem fio em SP, gastando R$ 64 milhões. Mas acho que vale alguém alertá-la de que ela não é Alice e o Brasil não é o País das Maravilhas.

Agora sabemos da onde vem tanto recurso...

A Band vendeu sua “madrugada” para a Assembléia de Deus. O acordo acontece, coincidentemente ou não, um mês depois de a Igreja Mundial do Poder de Deus tomar conta de 22 horas da programação do canal 21 (também da Band).

15/09/2008

Um brinde ao trio!


Antes de mais nada: este texto foi escrito por uma fã de cinema nacional.

Linha de Passe, Cegueira e Estômago são filmes imperdíveis. Os três.


Antes mesmo de sua estréia nacional, Linha de Passe era sinônimo de sucesso. Para Walter Salles, que já fez Central do Brasil, Abril Despedaçado e Diários de Motocicleta, a continuação de sua carreira não poderia ser muito diferente. Linha de Passe representa. É um belo soco no estômago. Mas é bom, aliás, por ser um soco é que podemos considerá-lo bom. A trama, essencialmente paulistana, tem duas vertentes: o futebol e a religião. E tudo isso só ganha corpo quando a atuação é bacana. Os atores Vinicius de Oliveira e a vencedora da Palma de Ouro de Cannes, Sandra Corveloni, também representam. Mas o destaque vai para o pequeno Kaique de Jesus Santos, que interpreta o Reginaldo.

Cegueira
é um espetáculo. Livro excelente de Saramago - O Ensaio sobre a Cegueira - é adaptado (e muito bem, por sinal) para o cinema. Claro que filme não substitui livro. Mas Fernando Meirelles mostrou que se não substitui, pelo menos não deixa muito a desejar. Efeitos de cor e luz são fantásticos e Julianne Moore dá um show como a mulher do médico.


Para finalizar e não menos importante, eis que conto como uma surpresa acontece. Sabe aquele filme que você vai assistir sem a menor expectativa? Pois foi assim que fui ao cinema ver Estômago. Me surpreendi e foi uma surpresa das boas. Me deliciei com a história que tem como base o poder de transformação da comida. Saindo da trama básica do cinema brasileiro – pobreza, violência -, o diretor João Miguel dá a Raimundo, o protagonista da história, uma bela dose de humor e faz um filme bem amarradinho.

11/09/2008

O que você estava fazendo quando...

... os aviões se chocaram com as torres gêmeas em NY?

É impressionante como todos nós nos lembramos exatamente de como recebemos a notícia.

Eu, por exemplo, estava na oitava série, em uma aula de artes e me lembro até hoje que o atentado aconteceu em uma terça-feira.

*** foto do memorial dedicado às vitimas da tragédia.

09/09/2008

And the Oscar goes to...

Quatorze filmes foram inscritos para participar da seleção das obras que serão apontadas pelo Ministério da Cultura para concorrer a uma indicação ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira da próxima edição do Oscar.

Que filme será selecionado?

-- A Casa de Alice, de Chico Teixera
-- A Via Láctea, de Lina Chamie
-- Chega de Saudade, de Laís Bodanski
-- Era Uma Vez, de Breno Silveira
-- Estômago, de Marcos Jorge
-- Meu nome não é Johnny, de Mauro Lima
-- Mutum, de Sandra Kogut
-- Nossa vida não cabe num Opala, de Reinaldo Pinheiro
-- Olho de Boi, de Hermano Penna
-- Onde andará Dulce Veiga?, de Guilherme de Almeida Prado
-- O Passado, de Hector Babenco
-- Os Desafinados, de Walter Lima Júnior
-- O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Riccelli

-- Última Parada 174, de Bruno Barreto


Eu aposto em O Passado ou Meu nome não é Johhny.

08/09/2008

Tenha a santa paciência!!!

Depois de ler grandes nomes como Drummond, Bandeira, Quintana, me deparo com o poema de Protógenes Queiroz. Sintam só o drama do cara. Bom para dar umas gargalhadas.

"Sinto vergonha de mim…
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade,
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e de ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
celula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o “eu” feliz a qualquer custo,
buscando a tal “felicidade”
em caminhos eivados de derespeito
para com seu proximo.

Tenho vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
POVO BRASILEIRO!"


(Obs.: Cortei mais da metade do poema por motivos variados. Mas quem quiser saber mais, Protógenes tem até um blog - blogdoprotogenes.com.br).

O "Pai" – Uma historinha bem interessante

Nos anos 70, quando os LP´s bombavam no mundo inteiro, eis que o britânico Kane Kramer, com seus vinte e poucos anos, teve um insight: “Por que não fazer um aparelhinho bonitinho para armazenar música?”. E então ele desenhou um dos itens que muitas pessoas já não vivem sem, o querido iPod. Até aí a história é bem bacaninha. Só que então, apareceu a Apple, e usou os desenhos de Kramer mas não lhe deu nenhum centavo. O “pai” do iPod teve que vender a sua casa no ano passado e não tem dinheiro para comprar um desses tocadores de MP3. Sim, sim, o mundo é um pouco injusto. Ainda mais quando a espertinha da Apple só reconheceu a patente numa briga com empresa Burst.com, que dizia ser detentora dos direitos da tecnologia do iPod e queria uma parte do faturamento da “Maçã”.

05/09/2008

"Olha o Phelps aí gente!"

E não é que ele se jogou mesmo com as strippers da Playboy?
Arrasa, Phelps! Só toma cuidado para não se expor além da conta... ok?!

03/09/2008

Curtas

Você sabia?

Todo mundo fala que o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, é velho. Ele vai completar 72 anos. Agora adivinhem quantos anos tem Paulo Maluf? 77. Isso mesmo, 77. E ele avisa: “Aposentadoria só daqui a 30 anos”. Discurso de político é uma beleza.

Vida de sósia

O candidato a vereador Luciano Enéas Martinez Nantes Soares está proibido de usar a imagem do falecido deputado Enéas. Além de ser uma fraude ­bem tosca — ele não é filho do figura —, o sósia vai ter que mudar radicalmente de visual.

Tá fácil

Há boatos de que a fila para compra de ingressos do show da Madonna deu uma esvaziada. Agora são apenas 19 horas de espera. O único problema: a garantia do ingresso ainda é um graaande mistério.