08/09/2008

Tenha a santa paciência!!!

Depois de ler grandes nomes como Drummond, Bandeira, Quintana, me deparo com o poema de Protógenes Queiroz. Sintam só o drama do cara. Bom para dar umas gargalhadas.

"Sinto vergonha de mim…
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade,
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e de ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
celula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o “eu” feliz a qualquer custo,
buscando a tal “felicidade”
em caminhos eivados de derespeito
para com seu proximo.

Tenho vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
POVO BRASILEIRO!"


(Obs.: Cortei mais da metade do poema por motivos variados. Mas quem quiser saber mais, Protógenes tem até um blog - blogdoprotogenes.com.br).

Nenhum comentário: