16/06/2008

Completa

São poucos os cantores que são conscientes da música que fazem, de todo o processo que isso envolve e da banda que têm. Adriana Calcanhotto com certeza é uma profissional da música. Ela não só canta com facilidade (não desafina e demonstra uma segurança ímpar), mas também compõe muitas das canções que fazem parte do seu repertório. Parêntesis: ela é uma das compositoras brasileiras que mais tem encomendas dos cantores. Sem contar a aptidão que tem ao tocar violão, guitarra e até cuíca.

Por que dizer isso? A resposta é simples. Acho que muita gente não se interessa por MBP porque não conhece o que realmente os músicos brasileiros são capazes de fazer.
Adriana é um desses exemplos. Ela é incrível e sei que muita gente não conhece o seu trabalho. Muitos acabam achando que a música da Adriana se resume ao puro existencialismo - chato e melancólico, o que não é verdade. Tem muita sensibilidade e poesia no meio disso. É um trabalho maduro e, como já disse antes, consciente.

Acho importante levantar a bandeira de músicos brasileiros que fazem da música algo sério e com qualidade. E, nesta listinha, Adriana é, sem dúvida, uma excelente referência.

Destaques do show da turnê Maré:

Teu nome mais secreto, CD Maré - composição com Waly Salomão
Vai saber, composição de Adriana regravada por Marisa Monte
Um dia desses, poema de Torquato Neto musicado pela Adriana


Nenhum comentário: