19/08/2009

Adotei um leão

Dobra pra lá, dobra pra cá

Descobri um blog diferente (http://desdobrei.blogspot.com) e que tem uma proposta muito, mas muito criativa. É o seguinte: Tico é um cara que adora fazer origamis. Não importa o papel (e quão difícil seja para moldá-lo), mas dobrar virou quase que um vício para este importador de bebidas. Ele faz sapo, gato, girafa, porquinhos, rinocerontes, corujas, robô, caminhão, estrela do mar. Tudo de papel. E ainda coloca seus origamis para adoção. Toda sexta-feira tem uma fornada nova pronta para ser adotada (sim, é como se as dobraduras saíssem do forno). Você escolhe o bichinho de sua preferência e entra numa disputa com outras pessoas para ver quem leva o origami para casa. Eu levei o leão. O mais legal é que Tico envia o bichinho adotado até a sua casa (e sem custo nenhum!). A moda pegou e hoje tem origami do Tico pelo Brasil inteiro.

Confira uma conversinha que tive com Tico, onde ele me explica da onde veio a ideia de organizar a adoção de origamis.

blog minhaescrivaninha: Quem te ensinou a fazer origami? E qual é o seu origami preferido?
Tico:
Aprendi a dobrar papel com um grande amigo japonês, o Ishi-San, lá nos idos de 1980. O amigo se foi, ficou o origami e o budismo como brinde. Hoje, os origamis criados pelo Komatsu-San são os que me fascinam mais. Não pela sua complexidade e dificuldade, mas por suas formas geométricas mais estilizadas. Mas, como sempre digo, dobramos qualquer negócio!

blog minhaescrivaninha: Qual é a sua profissão?
Tico: Sou formado em Comércio Exterior e especializado na importação de destilados. Já passei pelo turismo e pela produção gráfica. Hoje, caminho pelo marketing, mas minha vontade mesmo é abrir uma portinha na Vila Madalena para fazer comida tailandesa.

blog minhaescrivaninha: Que mensagem você quer passar com estas “adoções” pelo Brasil afora?
Tico:
Sabe que não pensei em nada nesse sentido quando resolvi doar meus origamis? Nem pensei que teria um retorno tão grande. Posso pensar enquanto dobro o próximo origami que vai entrar na próxima leva de adoção, pode ser?

3 comentários:

Bia Rodrigues disse...

Eu tb adotei um. Está aqui no computador do trabalho. A ideia do Tico é realmente excelente. Cheguei até o blog dele pelo do Luiz Horta. Agora, eu olho o meu gatinho e fico pensando: será que sou capaz? Vale a pena passar essa ideia pra frente. Já estou pensando em adotar outros.

Letícia disse...

que bacana isso, bru! bom passar por aqui. beijinho, lê

Unknown disse...

Fala Bru! Nossa, genial essa idéia! E muito bacana o leão e o blog! Abraços!!