04/07/2008

Nunca na história desse país...

Por Gonçalo Xavier

...houve tanto tapa na cara de nossos leitores. É impressionante a falta de qualidade da Revista Veja. Não digo isso por questões ideológicas, não entremos nesse mérito, mas falta seriedade à revista que, ironicamente, é a mais vendida do Brasil. O semanário debocha da inteligência de seus leitores, com matérias inócuas, grotescas e ilógicas.


Nesta semana, Gustavo Ioschpe, autor do artigo "Errar é Humanas" (http://veja.abril.com.br/gustavo_ioschpe/notas_300608.shtml), comentou a inserção das mais novas disciplinas obrigatórias no currículo dos estudantes brasileiros: filosofia e sociologia. No texto, ele conclui que a Estatística deveria ser a disciplina incluída, não as outras duas.

Agora vejam só a contradição. Diz ele logo no início: "Achava a matéria (Estatística) um porre quando a cursei, no primeiro ano. O que é natural, aliás: aos 18 anos, o cérebro humano está demasiadamente encharcado de hormônios para que os pensamentos possam nadar". E depois: "Se fosse para incluir uma nova disciplina em nosso currículo, adoraria que fosse estatística". Primeiro o autor reconhece, pela sua própria experiência, ser o ensino de estatística inviável para alguém de 18 anos. Mais a frente, recomenda sua inclusão no currículo brasileiro.

Agora fica a pergunta: uma revista, cujo jornalista (ou seja lá o que ele for), não consegue concatenar suas idéias, num texto coeso e coerente, tem legitimidade para dissertar sobre qualquer coisa, e dizendo ainda o que é certo e o que é errado?

Nenhum comentário: