15/07/2008

“Qual é” a da nossa PM?

Na semana passada, a PM do Rio metralhou o carro da família Soares e matou o menino João Roberto de apenas 3 anos. Ontem o administrador Luiz Carlos Soares da Costa também foi morto em mais uma ação da PM. Ainda nessa semana a jovem Rafaeli Ramos Lima foi assassinada a tiros pela polícia do Paraná.

Nenhuma dessas vítimas eram culpadas de alguma coisa. Quer dizer que agora a PM sai metralhando qualquer suspeito sem o menor critério? É claro que existem PMs e PMs. A situação da Polícia Militar do Rio é muito mais complexa da que as dos outros Estados, por exemplo. Mesmo assim foi constatado um grave erro até no sul do País.

A lógica está longe de ser “sair matando por aí” para “eliminar” suspeitos. Falta preparação dos policiais e eles não podem resolver "na porrada" as deficiências de um País com tantos problemas como o nosso. Não podemos nos conformar com a lógica do filme Tropa de Elite e achar que a PM nas ruas é sinônimo de segurança. Aliás, já estamos percebendo que a PM é sinônimo de perigo.

Nenhum comentário: