14/07/2008

O desespero humano

"A ponte" é um documentário que tem como tema central um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a Golden Gate. Porém o cineasta Eric Steel mostra o lado obscuro da ponte: ela é o lugar onde há o maior número de suicídios do mundo.

Para filmar as quedas, a equipe do cineasta montou câmeras em vários ângulos para registrar o cotidano das pessoas que passam pelo cartão-postal de São Francisco durante todo o ano de 2004. O objetivo de Steel era capturar imagens daqueles que se jogavam de uma altura de 130 metros até o mar.

No total, Steel registrou 24 quedas. Com um rádio na mão, ele avisava às autoridades o que tinha acabado de acontecer e, depois, ia atrás da história dessas pessoas.
Umas das mais marcante é a do roqueiro Gene que ficou andando de um lado para o outro da ponte, refletindo, olhando para baixo até decidir o seu destino. O filme também conta a história de quem pulou e conseguiu se salvar.

Tratar de um assunto como o suicídio é extremamente delicado porque a discussão pode ficar triste e dramática demais (não que não seja). Steel faz um documentário poético, o que é um desafio quando se aborda um tema desses.

Vale a pena ver. Não é uma experiência confortável ou relaxante. Mas as vezes é bom pensar um pouquinho.

Nenhum comentário: